Os sinais e sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de comprometimento cardíaco são:
- Falta de ar, no repouso ou no esforço
- Dor no peito, devido à má circulação sanguínea no local
- Cansaço fácil
- Desmaio
- Palpitações ou taquicardia
- Tosse seca persistente
- Pressão alta
- Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas
- Tonturas
- Má circulação nas pernas
- Impotência sexual
- Inchaço nos tornozelos.
Os indivíduos com maior propensão para desenvolverem as doenças do coração são: os sedentários, os obesos, os indivíduos com colesterol alto, os diabéticos e os com histórico de doença cardíaca na família. Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde, evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
A maioria das doenças cardíacas não surge de repente, como o coração grande, que se desenvolve ao longo do tempo. Elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. Algumas, só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames, como um simples eletrocardiograma (ECG) ou um teste de esforço, por exemplo.
Como prevenir doenças cardíacas
Para prevenir as doenças cardíacas, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.
Fonte: TuaSaúde