Saúde mental: tristeza não é depressão
- Depressão é mais do que sentir-se triste por alguns dias.
- É um problema que pode acometer qualquer pessoa: homens, mulheres, jovens e idosos.
- A doença se manifesta de várias maneiras e pode causar diferentes sintomas.
- Perder o emprego, ter alguém próximo que morreu ou terminar um relacionamento leva a um momento de profunda tristeza, de luto, até conseguir dar a volta por cima. Isso faz parte da vida e a maioria de nós passará por momentos assim ao longo da vida, não significando depressão.
- Algumas vezes, a depressão pode ser desencadeada por algum desses eventos, que chamamos de gatilho; outras vezes pode surgir aparentemente do nada.
- Verifique se de fato a tristeza é desproporcional ao fato que conduziu a ela, se aparece sem motivo aparente e se ocorre em qualquer tipo de situação.
Atenção: É importante que você procure um profissional de saúde caso sinta-se deprimido.
Como cuidar da depressão
- Há várias formas de tratamento - não apenas por meio de medicamentos - que poderão ser recomendados pelo profissional de saúde.
- Existem tratamentos que levam algumas semanas para fazer efeito. Portanto, não desista do tratamento, faça o que for recomendado para o seu caso e mantenha contato com o serviço e com o profissional de saúde que o acompanha.
- Em geral, mudanças no estilo de vida como praticar mais atividade física e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas podem melhorar consideravelmente os sintomas. Além da mudança de hábitos, o profissional de saúde pode sugerir observar atentamente os sintomas por alguns dias.
- Preste atenção e converse com o profissional de saúde se forem prescritos diferentes medicamentos ou se você já utiliza outras medicações, para avaliar os riscos desta interação.
Fonte: Ans